Inquérito Policial Militar dos PMs envolvidos com o Caso Gabriel é concluído e deve ser remetido à Justiça Militar de Santa Maria

Redação do Diário

Inquérito Policial Militar dos PMs envolvidos com o Caso Gabriel é concluído e deve ser remetido à Justiça Militar de Santa Maria
Policiais Militares presos desde o dia 19 prestaram depoimento à Justiça Militar de Santa Maria no dia 20

Conforme anunciado na coletiva de imprensa concedida pelos órgãos de segurança do Estado na manhã desta segunda-feira, em que foi apresentado o resultado da perícia da causa da morte de Gabriel Marques Cavalheiro, o Inquérito Policial Militar conduzido pela corregedoria da Brigada Militar foi concluído na tarde desta segunda e deve ser remetido ainda hoje à Justiça Militar de Santa Maria.

Conforme o coronel Claudio dos Santos Feoli, a investigação apontou que os três policiais (Arleu Júnior Cardoso Jacobsen, Cleber Renato Ramos de Lima e Raul Veras Pedroso) cometeram os crimes de falsidade ideológica e ocultação de cadáver, além de praticarem condutas transgressionais ao estatuto estadual da BM.

– Ter praticado condutas dolosas, faltar à verdade, trabalhar mal intencionalmente, deixar de assumir a responsabilidade pelos seus atos, deixar de cumprir ordem regulamentar. Todos esses últimos são incisos do nosso regulamento disciplinar, agravados ainda pelo conluio de duas ou mais pessoas e em presença de público. Também não há como não citar as questões (relacionadas) ao crime de homicídio, agora, claramente doloso, com as qualificadoras de motivo fútil, de emprego de tortura, e surpresa que tornou impossível a defesa da vítima – relatou o coronel durante a coletiva concedida durante a manhã.

Leia mais:

Caso Gabriel: jovem morreu devido a golpe que provocou hemorragia interna“Meu filho veio para cá cheio de sonhos, e estou deixando ele aqui em uma caixa”, diz a mãe de Gabriel Marques CavalheiroO que se sabe e o que não se sabe sobre o Caso Gabriel

O caso

Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, desapareceu por volta da meia-noite do dia 12 de agosto, no Bairro Independência, em São Gabriel. Segundo o relato de uma moradora, ela teria chamado a Brigada Militar (BM) após o jovem ter forçado a grade da casa dela e tentado entrar no local. Policiais foram até o endereço, abordaram, algemaram Gabriel e o colocaram no porta-malas da viatura. Depois disso, o jovem não foi mais visto.

Moradora registrou momento da abordagem dos policiais ao jovem. Foto: Divulgação

O corpo dele foi encontrado dia 19 de agosto, em uma barragem na região conhecida como Lava pé. Os três policiais (Arleu Júnior Cardoso Jacobsen, Cleber Renato Ramos de Lima e Raul Veras Pedroso) que abordaram o jovem foram presos na sexta-feira (19) a noite e estão no presídio militar em Porto Alegre desde então. Eles já foram interrogados pela Polícia Civil e pela Justiça Militar.

Timeline Caso Gabriel de Diário de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

TV OVO libera episódios da série O Que Tem Passado e realiza evento aberto ao público nesta quinta-feira Anterior

TV OVO libera episódios da série O Que Tem Passado e realiza evento aberto ao público nesta quinta-feira

Caso Gabriel: causa da morte do jovem será divulgada em coletiva nesta segunda-feira Próximo

Caso Gabriel: causa da morte do jovem será divulgada em coletiva nesta segunda-feira

Geral